Páginas

19/07/2013

Editorial antigo

Nós do Factoring precisamos nos adequar às mudanças das regras de mercado e, em especial, dos sistemas de controle gerencial. Normal, mercado é dinâmico.
Estamos colhendo os maus frutos por tantos colegas que depois de ter comprado títulos frios infernizaram a vida de sacados inocentes. Normal, empresas gastam para cuidar da imagem e o mercado elimina quem a descuida.

A era digital vem aposentando a velha duplicata que hoje os mais jovens conhecem como simplesmente boleto e então nos procuram querendo negociar boletos. Normal, então negociamos boletos e, como o Factoring precisa da cártula, nossos sistemas emitem a duplicata.

O DDA associado aos sistemas das empresas sacadas vem dificultando a possibilidade de pagamento a terceiros. Normal, é um alerta para que não fiquemos de fora das mudanças.

Os principais sistemas de controle, a exemplo do SAP tem origem em países que há décadas pagam seus fornecedores mediante depósito em conta bancária. Normal, é só saber como eles trabalham e fazermos igual.

Os sacados de grande porte enxergaram a oportunidade de entrar no nosso ramo, em não raros casos abusando do seu poder econômico. Normal, o sol nasceu para todos, só que não raro eles se dão mal ou, então, no final do exercício descobrem que ganham mais em sua atividade principal.

Muitas empresas não reconhecem que para seus fornecedores venderem a prazo precisam de fontes de financiamento e que dentre elas está o Factoring. Normal, tudo que não é lembrado vai para o esquecimento, então é preciso um megafone dizendo, entre outras coisas, que dinheiro não nasce em árvore.

A sobrevivência da nossa atividade depende de como vamos enfrentar esse momento e para isso precisamos deixar de lado nossos aparentes nichos particulares para tratarmos o mercado como um todo. Normal, todas as atividades enfrentam crises, por isso é preciso quebrar conceitos, largar hábitos antigos e ver o novo.

Ou nos movimentamos ou vamos ter que lutar para ver quem consegue sobreviver por mais tempo no setor. Normal, por isso (repetindo) é preciso quebrar conceitos, largar hábitos antigos e ver o novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário