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26/07/2018

Cadastro inteligente - Grupos empresariais - Cadeias empresárias - Na prática

Muito se fala sobre a necessidade de operar com um sistema de cadastro inteligente que possibilite identificar com quem se está negociando e evitar riscos cruzados.

O setor de fomento, em especial, pela voz de seus consultores jurídicos faz esse alerta por receberem queixas de seus clientes que detectaram tardiamente concentração em suas carteiras. Por exemplo, determinados sacados eram laranjas de um cedente seu ou vários sacados eram agrupados e sob responsabilidade final de uma única pessoa física.

Já presenciei várias dessas situações. Em uma delas descobri que o sacado era laranja do cedente ao enxergar no fundo do seu terreno um pedaço de uma placa de publicidade do cliente. Fazendo perguntas confirmei a ligação entre os dois e assim foi possível diminuir o prejuízo que veio logo depois.

Para que o cadastro seja inteligente precisa ser tratado como de pessoas e não de cedentes, de sacados, de representes, de responsáveis solidários, como trata a maioria dos sistemas. Se os registros forem fragmentados em grupos como por exemplo, de cedentes, de sacados e de raiz de CNPJ. Um sacado pode virar cedente e vice versa. Por isso a necessidade do sistema enxergar tudo isso e combinar com as informações separando as de cedente, de sacado e todas outras, a exemplo, o nome, o apelido, os telefones, os endereços de quem dá o aceite.

Empresas podem não ter nenhuma informação formal cruzada, mas sua ligação pode ser detectada quando, por exemplo, o nome ou o telefone de quem dá o aceite, de quem encomenda ou recebe a mercadoria é o mesmo. Já me ocorreu de reconhecer a pessoa da confirmação telefônica pela voz. Os telefones de cedente e sacado atendiam na mesma mesa e pela mesma pessoa, porém, com outro nome e a simulação de outro fundo ambiental.

Quem usa aplicativo de mensagens no celular pode notar que ao digitar uma palavra no campo de busca, o aplicativo retorna todos os textos e locais que a contenham. Isso é parte de um cadastro inteligente.

Esse cuidado deve ser direcionado ao sistema que precisa ter capacidade de guardar e retornar essas informações de forma inteligente. Os colaboradores até podem fazer um bom trabalho anotando e memorizando as informações, porém, nunca igual um controle inteligente via sistema.

Para que os fornecedores percebam a demanda dessa importante ferramenta, é preciso que os empresários atendam as importantes orientações dos consultores do setor e estejam atentos ao que ocorre na prática há bom tempo. Contamos com vários fornecedores sempre dispostos a acompanhar nossas necessidades, porém, nenhum deles vai investir se poucos usuários tiverem essa consciência.

A ferramenta vai ser patrimônio do fornecedor, dependendo inclusive do grau de alcance que ele conseguir. As informações serão patrimônio de cada empresa, dependendo do seu empenho em anotar e sincronizar as informações. 

Sabemos que é muito fácil para um bom analista criar um robô que localize essas informações no banco de dados e as mostre sempre que estiverem cruzadas com a pessoa em análise.

O cadastro inteligente é recomendável para todos os tipos de empresas que concedem crédito.

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