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17/10/2018

Qual o melhor nome para sua empresa

Razão social, nome de fantasia e objeto social, ajudam o mercado a encontrar seus produtos e serviços?.

A escolha correta da razão social (ou nome empresarial) e do nome de fantasia da empresa, pode ter  influencia positiva ou negativa no sucesso do seu negócio.


A combinação dos nomes e associação deles com a atividade ou produtos da empresa,  determina o grau de facilidade ou de dificuldade que o mercado vai ter ao procurar por produtos e serviços que ela deseja vender.

Ocorre que muitos empresários incluem na razão social parte do objeto social e outras expressões que podem até atrapalhar o desenvolvimento da empresa, dependendo do ambiente onde estiver inserida, da concorrência e outros contextos.
Geralmente o material publicitário e as pessoas ligadas a uma empresa, a identificam pelo seu nome de fantasia. Já na documentação oficial consta a razão social. Havendo descompasso entre os dois nomes, até os clientes cativos poderão ter dificuldades para fazer contato com a empresa. A concorrência agradece.

Em alguns casos o que seria o objeto social consta na frente dos nomes que as diferenciariam. Isso dificulta o registro em cadastros, exigindo a abreviação de várias palavras e muitas vezes a omissão de nomes, provavelmente aqueles que mais ajudariam a identificar a empresa. Em geral, os formulários cadastrais tem limite de caracteres, a exemplo dos registros de títulos em banco, que aceita até 35 caracteres.

Já no objeto social, o empresário vai relacionar os produtos e ou serviços que vai oferecer, a área de abrangência, o público e, deve procurar incluir tudo que prevê oferecer. Um estudo entre a empresa,  contador, advogado, consultores e o departamento de marketing, pode definir a coerência entre a atividade econômica principal e as secundárias. A maioria dos consumidores não conferem se o objeto social condiz com os produtos que desejam comprar. Já compradores especializados registram em seus cadastros o objeto social do fornecedor e fazem essa avaliação.

Um bom planejamento vai ajudar o empresário a melhorar a localização e aceitação de seus produtos e serviços no mercado.

Gosto de citar o exemplo da Siemens, que todos conhecemos e admiramos. Sua razão social no Brasil é Siemens SA. Sem planejamento sua razão social talvez seria Indústria,  Comércio, Importação e Exportação de Fios e Cabos, Turbinas, Motores Elétricos, Equipamentos de Eletromedicina, Siemens SA. (exagerei para chamar atenção).

A marca Siemens é conhecida e prestigiada mundialmente graças aos bons produtos e serviços que oferece ao longo de sua história e se ela tem esse cuidado é por que é bom para si e para o mercado.

Veja alguns exemplos com nomes e atividades fictícios criados por mim:

Exemplo 1:

Razão social extensa: Matos e Silva Comércio, Indústria, Importação e Exportação de Equipamentos de Ginástica e Fisioterapia Ltda.

Nome de Fantasia: Matos & Silva Equipamentos para Academias

Razão social adequada: Matos & Silva Equipamentos para Academias Ltda

Comentário: O nome extenso pode resultar da preocupação do contador e/ou do advogado em propor o registro de um nome que seja aceito pelas repartições a que será submetido.
O nome de fantasia fora criado pelos sócios, visando a utilização do prestígio de seus nomes no mercado já associado a um histórico no ramo. Digamos que esse histórico pode ter origem na manutenção de equipamentos de outras marcas evoluindo para a fabricação de peças de reposição e de equipamentos próprios. 

Exemplo 2:

Razão social extensa: Indústria e Comércio Importação e Exportação de Implementos Agrícolas da Serra Ltda.

Nome de Fantasia: Da Serra Equipamentos Agrícolas

Razão social adequada: Da Serra Equipamentos Agrícolas Ltda

Comentário: Ao fundar a empresa, os sócios visavam a fabricação de implementos agrícolas, com potencial para fabricar vários tipos de máquinas agrícolas, graças ao currículo dos sócios. É comum a fundação de empresa para produção de algum nicho de produtos que requeiram pequeno investimento. Com o reinvestimento dos lucros vai ao longo dos anos seguintes agregando novos produtos. Com essa visão é importante registrar um nome que dê visão ampla.

Exemplo 3:

Razão social extensa: Comércio Indústria e Importação e Exportação de Pescados do Mar Eireli.

Nome de Fantasia: Pescados Costa do Atlântico

Razão social adequada: Pescados Costa do Atlântico Eireli.

Comentário: É comum empresas terem razão social diferente do nome de fantasia. Se isso não for parte de alguma outra estratégia, acaba criando dúvidas sempre que alguém procurar seus produtos ou mesmo a empresa. O apelido é um e a razão social constante nos documentos é outra.


Exemplo 4:

Razão social extensa: Indústria e Comércio de Artefatos de Cimento Amparo SA

Nome de Fantasia: Amparo Pré Moldados

Razão social adequada: Amparo Pré Moldados SA

Comentário: O objetivo da empresa é produzir especificamente pré-moldados para a construção civil, sendo então conveniente que a razão social direcione para esse produto.


A criação de nomes tem mais algumas complexidades, a exemplo do registro da marca, o nome do site, o nome do e-mail principal e outras várias circunstâncias, que não estou citando já que o objetivo principal deste artigo é cuidar da razão social. Aliás, antes de escolher o nome é preciso verificar se está disponível para registro da marca no INPI e do site no Registro BR. Conheço casos de empresas que depois de anos operando, receberam notificação judicial sobre uso indevido de marca e pedidos de indenização. Quando isso ocorre, parte ou toda história associada a marca pode ser descartada, obrigando a criação de outra marca e partir novamente do ponto zero.

Algumas atividades são obrigadas por lei a fazer constar o ramo de atividade na razão social, a exemplo dos bancos e do setor de fomento comercial (factoring, securitização e fidc). Essa obrigação ajuda o mercado a identificar e a localizar a empresa.

Autor: Germano Brendler, administrador e técnico em contabilidade, empresário de factoring, sócio-gerente da Braxel Factoring.

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