Páginas

26/07/2018

Consultas de credito - Visão em todas as empresas com a mesma raiz do CNPJ

Quando se cadastra um sacado temos em mãos o CNPJ da empresa que comprou a mercadoria ou serviço, seja ela matriz ou filial.

A rotina é registrar e completar o cadastro dessa unidade, seja matriz ou filial e, em seguida, fazer as consultas aos birôs de informações cadastrais e aos demais órgãos de  praxe, que ficam registradas e disponíveis no sistema.

Tratando-se de empresa com filiais, é provável que logo depois ocorram pedidos de outra filial ou mesmo da matriz. Por isso o sistema deve carregar as informações financeiras e de birôs de informação cadastral na matriz e em todas as filiais cadastradas, inclusive o resumo e informações cruzadas de cedente e sacado e com outras empresas, grupos econômicos e outros.

Vale notar que para o sistema fazer esse tipo de registro, basta programar. Não existindo esse recurso, o usuário é obrigado a improvisar outros meios de controlar, como por exemplo, descobrir sempre o CNPJ da matriz, cadastrá-la e tirar todas informações sempre no CNPJ da matriz. Em decorrência, cada vez que cadastrar ou consultar uma filial terá que recorrer ao cadastro da matriz, para descobrir a existência de outras filiais.

Se o sistema tem o recurso de cadastrar grupos, uma saída é cadastrar todas as empresas que tenham filiais como grupo, ainda que não o seja.

Em consequência, a rotina de análise vai sempre ser mais demorada e menos eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário